Skip to main content

Tão cheios de manias!

É muito comum ouvirmos que alguém é “cheio de manias”. À essas manias se atribuem comportamentos habituais, comportamentos muitas vezes não propositais, mas que fazem parte de todo um ritual e que o sujeito sente necessidade de fazer.

Algumas coisas precisam ser esclarecidas:

  • O sentido popular de mania nada tem a ver com o sentido científico – popularmente atribui-se mania como sinônimo de hábito; mania, para a psicologia e psiquiatria diz respeito a um estado de humor.
  • Esses comportamentos chamados de manias, em muitas situações, são comportamentos obsessivos que fazem parte de um ritual necessário para o sujeito e que visam aliviar a ansiedade.

A dificuldade dessa situação é que o alívio da ansiedade começa a ficar cada vez mais difícil para o sujeito e a tendência é haver um sofrimento muito grande, mesmo em situações aparentemente muito simples da rotina.

“Manias” não são situações que devem ser desconsideradas e precisam ser entendidas como um sinal de alerta. Não são coisas bobas, nem passageiras. A indicação mais adequada é uma avaliação com um profissional capacitado. Pense nisso!

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.