Você sabe o que é o sonho?
Você já pensou sobre o que um sonho significa? O que eles contam?
Foi Signund Freud quem deu uma guinada em nossa forma de entender os sonhos! Para ele os sonhos são os guardiões do sono! Lindo, não é?
Claro que os sonhos são muito mais que isso. Eles tem muitas funções! Mas, uma coisa que frequentemente as pessoas querem saber é: o que o sonho significa?
Vou dizer aqui algumas coisas que talvez ajudem você a atender o quanto o sonho é complexo:
1. O sonho é uma manifestação intensamente e majoritariamente inconsciente.
2. Quem diz não sonhar, pode não lembrar do sonho, o que é bem diferente!
3. O sonho é do sonhador! Isto é, TODO conteúdo do sonho é seu, não tem nada de premonitório nele.
4. Complementando o item 3, o sonho também fala dos seus desejos. Então, o sonho conta sobre você: o que você é l, deseja e viveu, tudo junto e misturado.
E,
5. Não há forma simples de interpretar sonhos: o sonho SÓ poderá ser interpretado dentro de um contexto específico, ou seja, a partir da história singular daquela pessoa. Não podemos pensar que um mesmo sonho ou objeto que aparece no sonho significa a mesma coisa para todos. Então, sabe aquelas revistinhas de banca de interpretação de sonhos? Pega elas e faz um bom fogo nesse frio!
Sonhar é se conhecer. E entender seu sonho pode ser um caminho para isso, porém isso deve ser feito com quem entende do rolê. E esse é um rolê todo especial dos psicanalistas!
Os sonhos são mais que realização de desejos e Freud foi se dando por conta disso conforme desenvolvia a Psicanálise.💡 O que sonhos de angústia querem dizer? Como sonhar repetidamente com vivências traumáticas poderia ser da ordem do desejo ou prazer? ⚔A guerra foi uma fonte de estudo para Freud e ele pode ir entendendo que os sonhos também estavam a serviço de denunciar o que não está elaborado, o que precisa de atenção porque não está bem.
Não é a toa que se sonha centenas de vezes com coisas que geram muita angústia, medo e que não deixam o sujeito esquecer algo que viveu.
É claro que estou sintetizando e fazendo uma tradução de uma teoria muito complexa e que, sim, tem muitos mais detalhes do que o exposto. E para quem quer se debruçar nessa complexidade, para quem estuda psicanálise, o livro obrigatório é o Além do Princípio do Prazer, texto de Sigmund Freud, de 1920. Lá você vai encontrar diversos conceitos, tais como Pulsão de Morte e Compulsão a Repetição. Vale muito a leitura!