É normal reclamarmos da rotina, mas quando se trata de crianças ( principalmente de 0 a 11 anos ) , rotina é fundamental!!Tem que ter rotina!
A vida tem que ser previsível para que ela mesma, aos poucos, crie as novidades necessárias para surpreende-la.
Crianças gostam de ritmo, e qual o primeiro ritmo que elas registram? O batimento cardíaco da mãe. O som compassado que as faz prever e relaxar. Isso significa que desde a barriga, a rotina já está presente.
Essa noção de previsibilidade da vida faz com que a criança se torne confiante e consiga entender o mundo em seu entorno, com isso, tem disponibilidade para dirigir sua atenção para aprendizados necessários para seu desenvolvimento. É organizador de todos os pontos de vista: psíquico, cognitivo, social e físico ( como o sono, por exemplo ).
Mudanças drásticas ou repentinas podem gerar confusão, ainda mais se a criança é pequena: trocas de escolas frequentes, rotinas muito distintas na casa do pai e da mãe, promessas que não são cumpridas,etc.
Esses são alguns exemplos do que pode gerar confusão para um miúdo ou miúda e assim, dificultar seu desenvolvimento. Lembrando que cada criança, cada família e cada caso é único. Por isso deve ser analisado individualmente.
Ritmo, rotina, mesmice: as crianças merecem esse cuidado!!
One Comment