Skip to main content

Outro tempo para nossas vidas: Tempos de Pandemia

By março 21, 2020Psicologia

Fiquei pensando nesses últimos dias o que escreveria, e também, se escreveria algo sobre o que está acontecendo no mundo: a pandemia de um vírus brutal – caso alguém ainda não saiba. Muitos estão escrevendo algo sobre o assunto, e escrevendo matérias frutíferas, embasadas, científicas. O que eu poderia escrever?

A princípio pensei em nada registrar, mas, agora entendi que o ato de eu vir aqui escrever algumas coisas será fundamental para mim principalmente, e com sorte, ajudará um ou outro a pensar em algumas coisas também. Escrever pode ser minha forma de compreender esse outro tempo em que estamos vivendo – tempos sitiados não somente em nossas casas, mas em nós mesmos.

O que muda em nossas vidas?

Muito. Tudo. Quando pensamos que nossa liberdade de ir e vir está tolida (e com TODA razão, por segurança de todos e empatia! 100% apoio!), notamos que temos que olhar para nós mesmos, nossas questões, nossos silêncios, nossas possibilidades frente a uma condição mais restrita. É um tempo de limites concretos, objetivos, e que, pode se tornar também limites subjetivos – entretanto, isso quem “decidirá” é você! Coloco o verbo decidir entre aspas porque algo que estamos aprendendo com esses últimos dias é que a onipotência não se sustenta por muito tempo, como nosso vão pensamento infantil tanto deseja ou desejou.

É um tempo de revisar rotinas, revisar relações, revisar o que é relevante de fato para a vida. Isso pode ser doloroso. Mas, pode ser necessário também. É um tempo que deixará marcas muito profundas em nossas histórias porque alguns de nós sofrerão muito, outros perderão alguns que amam (em verdade, já perderam, pois já há centenas de mortes pelo mundo), outros perceberão o que realmente vale a pena daqui para diante.

Um ponto é fato: resistir a nova rotina, ao novo tempo que se impõe agora, será letal do ponto de vista da saúde mental. Claro que temos que contar com muitos para que isso seja efetivado (um exemplo? como professores seguem fazendo dezenas de aulas confinados em suas casas como se suas tantas outras demandas pessoais não estivessem em cena também?). Para seguir vivendo nos dias de hoje é VITAL que entendamos que a transformação das nossas rotinas, dos nossos tempos, é o primeiro passo. E o vital pode ser lido tanto de maneira mais metafórica, como literal. O tempo é agora.

 

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?