Skip to main content

Observação de Bebês e o Processo de Supervisão em Grupo: Alguns apontamentos a partir dessa experiência – Jornada de Psicologia FADERGS

Através da experiência de supervisão de Observação Pais-Bebês com os colegas Felipe Marazita, Clara dos Anjos e Luciane David e com a supervisora Elizabeth Zambrano surgiu esse trabalho, cuja apresentação acontecerá em formato de pôster na Jornada de Psicologia da FADERGS.

MALGARIM, Bibiana G. (Psicóloga, CEAPIA, professora de Psicologia da FADERGS), ANJOS, Clara (Psicóloga e CEAPIA), MARAZITA, Felipe (Psicólogo e CEAPIA), DAVID, Luciane (Psicóloga e CEAPIA), ZAMBRANO, Elizabeth (Psiquiatra, psicanalista e supervisora CEAPIA). Observação de Bebês e o Processo de Supervisão em Grupo: Alguns apontamentos a partir dessa experiência.

O presente trabalho possui como objetivo apresentar a experiência de Observação de Bebês através do relato das supervisões em grupo. A Observação de Bebês, introduzida inicialmente pelo Método Bick, foi modificada no processo de formação do CEAPIA (Centro de Estudo, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência), agregando-se assim a experiência uma entrevista antes do nascimento do bebê e filmagens sistemáticas. Tal processo passa para além da mera observação de desenvolvimento e interação mãe-bebê: auxilia a construção de uma série de predicativos fundamentais para um bom psicoterapeuta em sua prática clínica e para tanto, como um dos pilares dessa prática aponta-se o processo de supervisão em grupo. O grupo de supervisão auxilia como um continente, presta-se a ser um dos aspectos egóicos saudáveis, incluindo a possibilidade de apoio e de propiciar o aumento da capacidade de pensar e internalizar os aspectos observados e sentidos durante a observação de bebês. Como resultado desse processo, entende-se que os profissionais envolvidos com as questões de saúde mental possuam maiores recursos instrumentais para a sua prática clínica.

Palavras-chaves: Observação, Bebê e Supervisão em Grupo.

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?