Skip to main content

“O QUE PRECISO SABER” #3: SUPERVISÃO Orientações aos Jovens Psicoterapeutas

By novembro 4, 2019Psicologia

Design sem nomeMesmo que você saia da graduação muito seguro dos conteúdos que estudou, há algo que somente o tempo irá lhe garantir: experiência. E no nosso campo, a área psi, cada paciente é um universo novo, ou seja, o que quero dizer é que não é possível, mesmo com anos de prática, que chegaremos num ponto em que a formação estará finalmente encerrada. Dessa forma, o processo de SUPERVISÃO é um aliado fundamental tanto para quem inicia sua carreira, quanto para aquele que segue nela.

 

Mas, por qual razão supervisionar é tão importante?

Comecemos do início: o que é supervisão na área da psicologia? O processo de supervisão começa ainda na graduação como algo obrigatório para a realização dos estágios e depois seguirá de acordo com as especializações ou formações que o profissional seguir. De qualquer forma, a supervisão funciona como um espaço no qual um psicólogo ou psicanalista mais experiente – tanto do ponto de vista da prática, da teoria e do seu próprio tratamento – auxilia o profissional em formação a compreender o que se passa no setting com o seu paciente.

Questões técnicas e teóricas são discutidas com a finalidade de aperfeiçoamento e uma compreensão mais profunda e completa do caso ao qual se dedica. Lembro desde já que, todos os profissionais, o supervisor e o supervisionando, estão comprometidos eticamente com o sigilo. Logo, não há possibilidade de que o conteúdo visto em supervisão saia dali (NÃO DEVERÁ SAIR!)

Supervisionar é a possibilidade de transmissão de um ofício, uma prática de escuta, uma forma de cuidar. Ser psicoterapeuta ou psicanalista é muito mais que decorar textos ou artigos, irá convocar você a se transformar e a revisitar o que antes era certeza.

 

E justamente isso faz toda diferença na nossa profissão: ela se faz através da experiência que é vivida no setting com o paciente, no seu próprio tratamento e na supervisão.

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?