Skip to main content

“O QUE PRECISO SABER” #2: SOBRE O SETTING TERAPÊUTICO Orientações aos jovens psicoterapeutas

By outubro 27, 2019Psicologia

Design sem nomeHoje quero falar sobre o setting terapêutico.

Você sabe o que é um setting?

Há quem entenda que setting é um ambiente físico, no qual encontraremos alguns móveis e temos alguns cuidados, como a questão do cuidado acústico. Setting é isso TAMBÉM. Mas, não somente. Setting é TODO um AMBIENTE que abrange a parte física e a parte EMOCIONAL também – uma complementa a outra. Esse ambiente único criará as condições ideais para o paciente trazer seus conteúdos, dificuldades e expor-se de maneira profunda e com confiança.

O setting não tem um padrão, podemos perceber os mais diferentes estilos e não há certo ou errado. Há alguns cuidados que são comuns entre os psicoterapeutas e psicanalistas, tais como:

#1 Disponibilidade de escuta: o profissional está genuinamente interessado no que o paciente está lhe trazendo, e para tanto, há espaço na sua mente para acolher esses conteúdos, uma vez que seu próprio tratamento está em andamento (ou finalizado, em algumas situações);

 

# 2 Ambiente físico: o consultório deverá ser um convite por si só ao paciente, isto é, deve haver um local confortável para que o paciente possa se sentar ou deitar (no caso do uso do divã); um cuidado com a temperatura e luz do local; e um cuidado com o som. Nesse último item, é imprescindível que quem está fora da sala, na sala de espera, por exemplo, não escute o que está acontecendo dentro da sala de atendimento.

 

# 3 Haver um contrato de que dê o contorno desse setting: por contrato se entende algumas combinações básicas para que o tratamento ocorra. Usualmente, essas combinações abrangem horário, dias, valores das sessões, se serão cobradas sessões nas quais o paciente não comparece, férias, dentre outros pontos. Tradicionalmente, o contrato é verbal, não há um documento físico assinado. Entretanto, isso tem mudado em alguns contextos, como o de avaliação psicológica, por exemplo, contudo dependerá da escolha do profissional em questão.

 

Ajudou?

Mais dicas nos próximos posts!

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.