Skip to main content

O andador e suas polêmicas

By dezembro 10, 2013Psicologia

Por que razão há tanta polêmica sobre este objeto, o andador?

Porque realmente é um objeto controverso e isso é um fato para muitas áreas da saúde, as quais trabalham com a infância e para os pais dos pequenos.

Algumas sociedades de profissionais não só assumem publicamente que são contra o andador, como também promovem campanhas ou ações contra o uso do mesmo. Dentistas, pediatras, fisioterapeutas e psicólogos em sua grande maioria representam essa parcela de profissionais que “votam” contra o uso do objeto.

O que tem o andador de negativo? Realmente há muitos fatores, como os casos de quedas importantes e situações como lesões e quebra de dentes, por exemplo. Psicologicamente, o andador pode acabar, inversamente ao que se pretende, não estimulando apropriadamente a aquisição da segurança na exploração do ambiente para a criança.

Proibir é uma opção como a Sociedade Brasileira de Pediatria solicitou a justiça? Possivelmente, pois se trata de um objeto com normas de segurança imprecisas e que comprovadamente geram lesões em crianças. Entretanto, ainda assim entendo que é importante pensar a serviço do que os pais e cuidadores fazem uso do andador e se, em como diversos exemplos no Brasil podem demonstrar diariamente, não ocorrerá de haver andadores “piratas” mais baratos, mais perigosos disponibilizados por aí!

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.