Skip to main content

No Dia do Trabalho a Questão: Por que o trabalho adoece?

WhatsApp Image 2020-04-30 at 12.35.34No dia do trabalho faço a pergunta: Por que o trabalho é um dos fatores de maior estresse e adoecimento mental nos adultos? Essa é uma questão muito frequente de ser testemunhada na clínica.

Primeiramente é preciso dizer o quanto o trabalho hoje tomou um lugar fundamental na vida dos adultos, já que o mesmo é um pilar identitário significativo na nossa cultura. E justamente, por isso, quando pensamos no atendimento de adultos, é tão relevante considerar essa importante faceta da identidade.

Então, o trabalho também faz parte daquilo que somos, e de como somos vistos, nosso lugar social. Sendo assim, corremos o risco de pensarmos que o trabalho deve ser sempre bom (positivo) para nós, já que faz parte de quem somos, certo?
Sim e não!

O trabalho, como qualquer outra coisa na vida, pode adoecer. E adoece!
Basicamente o trabalho adoece quando o sentido dele se perde, sua finalidade, sua relação subjetiva com o sujeito se esvazia.

Que um exemplo bem atual que podemos observar: trabalhadores da saúde que atendem em hospitais, sua meta é recuperar a saúde de seus pacientes, mas quando a morte e a perda se tornam maciças, o sentido pessoal e coletivo fica ameaçado. E aí temos uma brecha para o adoecimento psíquico e físico (doenças psicossomáticas). Esse é apenas um exemplo para que possamos entender o quanto o trabalho tem parte significativa na nossa vida.
Vou deixar aqui 2 referências incríveis sobre o tema aqui, se você quiser, podemos conversar mais sobre isso! Essas referências me ajudaram muito a entender toda essa dinâmica que descrevi acima, e me ajudam até hoje a manter uma escuta sensível no que tange a atividade laboral.

 

Referências:
Dejours, C. A loucura do trabalho.5 ed. São Paulo: Cortez – Oboré, 1992.

Dejours, C., Abdoucheli, E., Jayet, C. Psicodinâmica do trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.