Skip to main content

Freud foi um médico que pesquisou muitas coisas na área da medicina, farmacologia, etc., mas sem dúvida sua mais incrível contribuição para a humanidade foi a PSICANÁLISE. Tudo começa com a criação, por Sigmund Freud, na virada do século 19 – 20 marcada historicamente com o texto clássico A Interpretação dos Sonhos. Esse texto, que compõe um livro inteiro, Freud demostra como a sua técnica entendia o processo do sonho e introduz vários conceitos fundamentais para a Psicanálise.

Para ele, a psicanálise poderia ser definida da seguinte maneira:

  1. Um procedimento de investigação dos processos mentais;
  2. Método baseado nessa investigação para o tratamento de transtornos neuróticos;
  3. Nova disciplina científica;
  4. Pilares teóricos: inconsciente, Complexo de Édipo, repressão, resistência, transferência e interpretação.

Vale lembrar que esses conceitos que estou citando acima dizem respeito ao momento em que a Psicanálise começou, ou seja, de lá para cá alterações nessa concepção foram feitas, tais como cito no segundo item. Mas, isso com certeza merece mais tempo e espaço para explanarmos.

De qualquer forma, até hoje a Psicanálise é uma prática, é uma teoria, é uma ética. Seja qual for o adjetivo usado para a descrever, o fato é que, quem a experimenta, transforma-se.

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.