Em uma divulgação da Revista Super Interessante (Fev.2013) a capa trás como reportagem central o tema do INCONSCIENTE. Essa capa me chama a atenção, em especial, devido a linha teórica com que trabalho, a psicanálise, e esse tema – conceito – ser um dos principais pilares da teoria psicanalítica.
A Psicanálise, alvo de inúmeras críticas da dita ciência, trabalhou desde o seu princípio com a ideia de Inconsciente. A reportagem da revista, certamente para a surpresa de muitos, reafirma a teoria de Sigmund Freud sobre o Inconsciente e toda a sua influência sobre o nosso comportamento e forma de relacionarmos uns com os outros. As neurociências, através de exames sofisticados e pesquisas aguçadas, têm podido demonstrar isso.
Vale a pena passar os olhos pela reportagem e entender mais um pouquinho, de maneira simples, o que se entende como Inconsciente e como ele age em nós. Para quem quer aguçar a leitura e aprofundar, segue duas indicações:
Título: Da Neurologia à Psicanálise – desenhos neurológicos e diagramas da mente por Sigmund Freud. Autores: Lynn Gamwell e Mark Solms (2008, Editora Iluminuras)
Título do texto: Projeto para uma psicologia científica ( Obras completas, Vol.I, 1886-1899). Autor: Sigmund Freud. (Editora Imago).
Bom mergulho!