Skip to main content

Francamente, não me fale sobre coisa alguma…

Falemos com franqueza?

Você não quer saber da Franqueza. Não quer mesmo. E o mais interessante disso tudo é que quando “escuta” isso, ofende-se!

Franqueza é desastrosa. É um ideal dos sonhadores, utópicos, ingênuos, de alguns.

Franqueza é bruta. É sempre mais desorganizadora que se imagina, mais intensa do que se estava esperando, e em geral, não conserva em si a capacidade de “manter um bom clima” entre quem troca franquezas entre si.

Franqueza dói. Na maior parte das vezes, você é jogado para dentro dela, ou ainda, ela é jogada na sua cara, como um tapa mesmo. Ainda que muito bem educado, e quase não parecendo, é um tapa, acredite.

Franqueza congela. Ela pode deixar o tempo parado na expressão das suas palavras, na intensidade da voz, na expressão dos olhos. Ela não quer saber se você estava “aquecido” para tal maratona, ela arromba e: congela.

Franqueza é uma hóspede mal quista, embora, politicamente é adequadíssimo todos, em uníssimo, afirmarmos que sem ela não vivemos. E de fato, paradoxalmente não vivemos. A franqueza hoje é quase um tiro que recebemos a esmo.

Por vezes, nos jogamos na frente do atirador, de propósito, pois ainda que a franqueza conserve em si tantos aparentes adjetivos negativos, ela é poderosa, e hoje, ela movimenta. Muitas e muitas vezes, não a queremos, fugimos do tiroteio, só que somos cegos no escuro fugindo desses tiros. Na verdade, ou na superfície, não queremos saber sobre o que dói, sobre o que é feio ou sobre o que desassossega. Não queremos saber se somos mal, ou se o que dizemos, de fato, machuca os outros, ou se nossos olhares são cruéis demais.

A franqueza, é uma senhora, é perspicaz e experiente, e ainda sim, audaz como só um jovem consegue ser. Ela não quer ser poupada, e não poupa ninguém, e por sua vez não espera que após entre no salão o “clima” seja o mesmo, e não deve continuar o mesmo, de fato. Franqueza é o amargo necessário – e não será nunca doce, não se iluda – cuja medida nunca se acerta, embora se passe muito tempo tentando.

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.