Skip to main content

Fofinho: Eufemismo para Obeso?

Em janeiro desse ano (2013) saiu uma reportagem no Jornal Zero Hora com um especialista em Obesidade Infantil, na qual o assunto é reportado como algo importante de receber atenção e ressalta-se as  implicações que o excesso de peso tem e terá sobre a vida das crianças na sua vida adulta.

Dos transtornos alimentares – anorexia, bulimia, compulsão alimentar e obesidade, por exemplo – o último é o que menos recebe atenção e o que mais tardiamente é tratado – e com isso, subentende-se que é o mais tardiamente “visto” pelos cuidadores e reconhecido como um problema real. Entretanto, para a criança o seu excesso de peso já se torna um fardo a ser carregado muito antes dos pais e cuidadores se darem por conta disso, principalmente quando em idade escolar, período no qual o peso – em excesso – não passará desapercebido para seus coleguinhas, o que pode dar margem para um outro problema: o bullying ( http://conversadegentemiuda.wordpress.com/2012/09/20/bullying-vamos-continuar-conversando-sobre-o-assunto/ ).

O que pode ser tratado como algo comum ou que não implica sofrimento – psíquico e físico – e receber o nome de “fofinho”, pode na verdade estar escondendo ou negando um problema real e de implicações futuras muito sérias – e não estamos falando somente de implicados da ordem psíquica, inclui-se também questões da ordem social e física.

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.