(Fonte:https://www.facebook.com/tirasarmandinho/?fref=ts)
Adoro as tirinhas do Armandinho! Seguidamente pego-me dando uma espiada nelas para dar leveza ao dia, rir um pouco, e ao mesmo tempo, fazer-me pensar em algum aspecto diferente.
Esses dias li essa tirinha, acima, sobre Empatia, inclusive a levei para meus alunos para pensarmos sobre isso em aula, visto que estudamos Psicologia. Esse conceito parece muito simples, excessivamente simples, entretanto só parece porque de fato, o exercício de se colocar no lugar do outro exige você necessariamente abrir mão, ainda que momentaneamente, das suas certezas, das convicções mais profundas e poder olhar de uma outra perspectiva, sentir de outra forma.
Para conectar-se ao outro empaticamente é imprescindível abrir mão de si mesmo por alguns momentos, ou ainda, mudar a partir da experiência que esse outro convocou em você. Interessante e paradoxalmente é que entendo que isso só é possível quando você se sente profundamente apropriado de si, ou seja, escutar o outro de maneira profunda e buscar sentir sua dor ou sua felicidade, experimentar suas ideias e vivências, não compromete você, simplesmente porque se está seguro de quem se é.
Estar seguro de quem se é, permite inclusive, mudar esse jeito assegurado de ser.
😉
Empatia
Entendi que empatia é se colocar no lugar do outro.Perceber o que o outro sente.
Eu entendi na tirinha que a Empatia é tentar entender o próximo, do seu ponto de vista.
A empatia pode ser entendida tambem como o processo de se colocar no lugar do próximo.
Eu tenho empatia com o próximo, pois eu tento entender porque alguém fica triste ou o quê ela não gosta e porque.
Empatia e se colocar no lugar do outro