Gostaria de desejar mais um ano para todos nós! Um ano, que possivelmente, não será tão diferente de 2013, ou de todos os outros que já passaram, mas que por alguma razão tendemos a acreditar fervorosamente que será inédito em todos os sentidos!
Certamente você acordará no dia 02 e ao levantar-se fará exatamente a mesma rotina de todos os outros dias, e enfim, irá trabalhar (caso você não esteja de férias, e se estiver, é só esperar acabar para comprovar) e no trabalho todas as mesmíssimas coisas de sempre estarão a espera. Quando o dia de trabalho findar, você tem opções de fazer coisas diferentes, mas provavelmente vá voltar correndo para casa porque não suporta esse calor que anda fazendo.
E assim os dias e dias passarão deste novo ano.
Pareceu um tanto pessimista? Eu diria que não, penso que isso é realista: Eu sei, você sabe.
Porém, pensar que nada pode mudar é tão extremista quanto pensar que tudo será diferente. O que muda então na virada de ano? Por que esse desejo intenso de que o ano que se abre será tão diferente? Parece-me que essa expectativa, ou desejo, é na verdade uma tentativa de mantermos a perspectiva de que a vida e suas rotinas podem – e no caso da virada de ano – ser diferentes, e para melhor.Parece-me uma forma de se manter “ancorado” numa busca incessante, incansável – justa e autêntica a todos nós!
O que deveria mudar não é o em torno, o externo, somos nós. Nós, internamente, temos a condição de mudar essa perspectiva ainda que façamos as mesmas coisas em vários dias do ano e de nossas vidas. O que pode ser visto e sentido, pode ser experimentado através de outras lentes, e isso muda tudo.
Então, desejo um 2014 para todos nós no qual nós sejamos a novidade do ano – ainda que tudo pareça igual!
Abraços a todos!!