Skip to main content

Da porta para dentro: Sobre o atendimento infantil

By dezembro 6, 2020Psicologia


O que acontece a partir do momento em que o miúdo entra pela porta do consultório da sua psicóloga? O que faz lá dentro? Como se trata uma criança? Ela conversa como um adulto?

Essas são perguntas que pais me fazem, que você pode se fazer, que os alunos de psicologia pensam.
Da porta para dentro é um universo particular: o que acontece se dá entre duas pessoas dispostas a comunicarem-se, e uma delas, em especial, dedicada a entender essa comunicação.

Os pequenos, assim como os grandes, querem um espaço de escuta afetiva e respeitosa. Eles tem problemas, sofrimentos e dilemas, e a psicoterapia é o espaço legítimo para elaborar isso tudo. Assim, como o tratamento de um adulto.

Eles entram, conhecem a sala, o espaço organizando e pensado para eles, e gradativamente irão conhecer e estabelecer um laço de confiança com sua psicoterapeuta, ou, como podemos chamar, a doutora da conversa.

Eles irão conversar (e muito!!), eles irão desenhar, deitar no chão, ficar sem sapato (assim como eu, muitas vezes!), irão jogar ou brincar, tanto faz, tudo isso serão caminhos que levarão a sua forma de ser, de se relacionar com o outro, de mostrar para o profissional o que lhe aflinge.
Nunca será um brincar por brincar!

Da porta para dentro é um convite a ingressar no que é mais seu, no que é mais de dentro, no que não se traduz: vive-se.

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?