Skip to main content

Curso de Psicologia em EAD?

By novembro 24, 2018Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou hoje seu posicionamento em relação ao curso de graduação de Psicologia no formato de educação a distância (EAD): o CFP é contra. Pessoalmente, apoio a posição adotada pelo conselho, uma vez que, como professora universitária, tenho por experiência a compreensão de que o contato do aluno com o professor(a) – e vice-versa – é fator fundamental na transformação do sujeito em um profissional da área psi.

Trabalhar com saúde mental é trabalhar com relacionamentos, proximidade, implicação, trocas, e tudo isso não ocorre de maneira eficaz quando mediado por uma tela – virtualmente. Para trabalhar com pessoas, é preciso estar com elas.

Segue algumas das palavras do CPF sobre o tema:

“O CFP reafirma seu posicionamento contrário ao ensino 100% a distância. Para o CFP, não é possível ensinar Psicologia de forma impessoal, a distância, sem considerar as interações de quem ensina e quem aprende, por considerar fundamental uma formação humanitária no encontro com as peculiaridades de cada sujeito, centrada no cuidado ao ser humano.

A modalidade de Educação a Distância (EAD) deve ser adotada com parcimônia, sem considerá-la um substituto da educação básica e da formação superior inicial, pois formar não é apenas oferecer conteúdos teóricos, metodológicos e/ou práticos, mas envolve convivência, debate, acesso a experiências práticas individuais e coletivas, bem como a inúmeras práticas formativas extra-classe.”

(Clique nos parágrafos acima para acessar a notícia original)

O que você pensa sobre o assunto?

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?