É muito comum o termo “Avaliação Psicológica” causar certo desconforto em quem a escuta, contudo se trata de um processo absolutamente comum dentro da Psicologia e que, em geral quando pensamos em atendimento clínico, ocorre nas primeiras sessões de forma natural e pouco ansiogênica.
É sabido que em diferentes correntes teóricas – Psicanálise, Psicologia Cognitivista, Humanismo, Sistêmica, etc. – as formas com que a Avaliação Psicológica será conduzida poderá comportar certas especificidades, contudo em um aspecto geral podemos pensar que é um trabalho de narrar, reunir e atribuir sentidos a uma história de vida, buscando assim, compreender o sujeito em profundidade, independente de se chegar a um diagnóstico.
Na Avaliação Psicológica infantil o cuidado é ainda maior, pois estamos falando de um sujeito que está em desenvolvimento, logo é preciso ter clareza dos processos / aquisições esperados para cada idade e contextualizar a história da criança dentro da história da própria família.
Dessa forma, entendo que é fundamental compreender que o processo de avaliação / diagnóstico é uma história que vai sendo montada, em um tempo próprio, de uma avaliação específica.