Skip to main content

Avaliação Psicológica: Não morde ninguém!

 

É muito comum o termo “Avaliação Psicológica” causar certo desconforto em quem a escuta, contudo se trata de um processo absolutamente comum dentro da Psicologia e que, em geral quando pensamos em atendimento clínico, ocorre nas primeiras sessões de forma natural e pouco ansiogênica.

É sabido que em diferentes correntes teóricas – Psicanálise, Psicologia Cognitivista, Humanismo, Sistêmica, etc. – as formas com que a Avaliação Psicológica será conduzida poderá comportar certas especificidades, contudo em um aspecto geral podemos pensar que é um trabalho de narrar, reunir e atribuir sentidos a uma história de vida, buscando assim, compreender o sujeito em profundidade, independente de se chegar a um diagnóstico.

Na Avaliação Psicológica infantil o cuidado é ainda maior, pois estamos falando de um sujeito que está em desenvolvimento, logo é preciso ter clareza dos processos / aquisições esperados para cada idade e contextualizar a história da criança dentro da história da própria família.

Dessa forma, entendo que é fundamental compreender que o processo de avaliação / diagnóstico é uma história que vai sendo montada, em um tempo próprio, de uma avaliação específica.

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.