Skip to main content

Atendimento Online de Crianças

By agosto 19, 2020Psicologia

 

WhatsApp Image 2020-08-19 at 15.47.49

Com nossa nova e inesperada realidade o atendimento online tomou outra proporção. Na verdade, foi através dele que muitos tratamentos puderam ser mantidos e outros tantos, iniciados. Há divergências e convergências sobre como ocorre o atendimento online, sobre suas benesses ou sobre seus limites. E tudo isso se complica ainda mais quando pensamos no atendimento de miúdos e miúdas.

Como é o atendimento online de crianças?

Ele é possível?

Não há uma resposta única e satisfatória para todos.

O fato é que o atendimento de crianças pequenas no formato online possui características particulares em relação ao atendimento de adultos e irei falar aqui rapidamente de alguns pontos que devem ser considerados:

  1. Setting: o setting é diferente e não está mais sobre os cuidados do analista ou psicólogo, logo, será necessário contar bastante com a ajuda dos cuidadores para organizar um local no qual a criança possa fazer sua sessão de maneira segura e tranquila.
  2. As combinações também mudam, e aí estou falando do contrato que abrangerá tanto os cuidadores quanto a criança. Por exemplo, uma alteração de horário ou dia, como ocorre? Para quem se comunica?
  3. A criança tem seu próprio telefone ou um computador? Por qual meio o atendimento ocorrerá é um ponto fundamental para que a comunicação possa ocorrer da maneira mais fluída possível. E aqui, incluindo também a questão das combinações.
  4. Sigilo: Isso precisará ser cuidado e recombinado com frequência. Lembrar que o setting é diferente e que isso também irá variar muito de acordo com a idade da criança é fundamental!
  5. Há uma idade para atendimento de crianças de forma online? Eu penso que crianças muito pequenas, com idades inferiores a 6 ou 7 anos fica bastante difícil. Não poderia afirmar que é impossível, entretanto fica complicado visualizar o seu atendimento nesse formato – que é diferente do atendimento dos pais.
  6. E quais ferramentas pode se utilizar? Brincar é nosso meio básico de comunicação com as crianças em suas sessões, logo, as brincadeiras e brinquedos sofrerão uma adaptação necessária. De qualquer forma, isso será um ponto a ser avaliado e trabalhado entre a dupla psicólogo e paciente.

Ponto pacífico é que a saúde mental não vai poder esperar a pandemia passar. É de saúde que estamos falando. Logo, será importante seguirmos pensando em como auxiliar e fornecer espaços qualificados de escuta e tratamento para miúdos, miúdas e adultos.

OBS.: Aos colegas psicólogos e psicólogas lembro que podem localizar no site do Conselho Federal de Psicologia algumas orientações sobre o tema.

Leave a Reply

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?