Skip to main content

A culpa NÃO é da mãe

By maio 19, 2020Psicologia

(Texto original do meu perfil do Instagram, porém com ampliação)

Para criar uma criança é preciso muitos! E como esquecemos disso!

Uma mãe está envolta em uma comunidade, em uma cultura, dessa maneira, em teoria, não estaria sozinha. Mas, está (muitas vezes). A mãe é a primeira amostra de humanidade que o bebê tem! É o cheiro que ele já conhece, o ritmo que o nina há muito tempo. Mas, essa mãe só pode se tornar mãe na medida em que contou com cuidados também: cuidados da sua própria mãe, cuidados de um (a) parceiro (a), cuidados da rede de apoio, cuidados de uma sociedade!
Não se pode ser mãe sozinha!
Não a mãe que se exige e que se espera na nossa cultura. E como esquecemos disso!! Tornar-se mãe é, sem dúvida, um ato de coragem e, ao mesmo tempo, uma aposta que se driblará a solidão das expectativas. Ser mãe é um ato de responsabilidade, não de culpa.
Para ser mãe é preciso um conjunto de outras mães, de outros cuidadores, de outras pessoas devotas ao bebê!

O que quero dizer com isso? Cuidar do ambiente da mulher que se torna mãe é fundamental para ela poder exercer o cuidado e desenvolver o vínculo com seu bebê. Se o ambiente que a mãe se encontra falha com ela, todos falhamos, então a culpa é nossa, não mais dela. Nossa. E como esquecemos disso.

Vale muito a pena ver a Série “O Começo da Vida”. Na série essa ideia que coloco aqui fica claríssima, aliás, a série certamente é uma das fontes que inspira esse texto, assim como os textos de Ferenczi e de Winnicott. O documentário é igualmente ótimo, porém muito mais resumido.

Cuidar de crianças é cuidar de quem cuida. Mãe é o princípio, e por muito tempo, será tudo para o bebê. Cuidar dessa dupla é o maior voto de esperança no futuro. Que possamos não esquecer disso!

Abrir chat
Precisando de ajuda?
Olá, me chamo Bibiana, qual seu nome e como posso te ajudar?
Bibiana Malgarim
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.