Apesar do nome estranho a muitos, a Enurese é conhecida como “o xixi na cama” (depois da habitual idade de controle). Ela é definida como a emissão ativa completa e não controlada de urina, uma vez passada a idade da maturidade fisiológica – habitualmente adquirida entre os3 a 4 anos.
Em relação da razão pela qual isso ocorre, muitos fatores são citados, entretanto é possível entender que a Enurese é um sinal (sintoma) de um quadro mais complexo de sofrimento e funcionamento psíquico. Ainda assim, a literatura aponta algumas possibilidades as quais devem ser investigadas:
a) O atraso de maturação fisiológica pode servir como ponto de fixação de um conflito afetivo de tipo retenção-expulsão.
b) Fatores hereditários (ainda não esclarecidos suficientemente);
c) Mecânica vesical do enurético;
d) O sono;
e) Fatores psicológicos.
Outro ponto que deve ser considerado nessas situações é o ambiente da criança, o qual, na verdade, pode ser de qualquer maneira com condições absolutamente variadas e pouco semelhantes entre si. Entretanto, buscando pensar sobre esse ponto especificamente, em alguns casos, os ambientes nos quais as crianças apresentam esse sintoma (Enurese), mostram-se de:
* Carência / déficit ou superinvestimento;
* Figuras cuidadoras obsessivas ou fóbicas que necessitam de um contexto educacional bem delimitado;
* Resposta familiar no nível da agressividade: punições, ameaças; OU, complacência: prazer no uso das fraldas, etc.
Por isso:
É fato que a Enurese, na grande maioria dos casos ao menos, não aparece sozinha. É comum ela ser uma parte do quebra-cabeça, ou seja, um ponto a ser ligado a outro com a finalidade de compreender o que está se desenrolando com aquele sujeito.
Logo, o tratamento para esse transtorno deverá abarcar diversas variáveis (motivação do sujeito, ambiente familiar, medidas adequadas antes das crianças adormecerem, avaliação pediátrica / médica, etc.) e, levando em consideração que a Enurese possui um forte componente emocional e está ligada a um funcionamento amplo, a psicoterapia se torna indicada.