Sentir-se confortável na própria pele aprendi que é algo que se constrói. Quando comecei a trabalhar como psicóloga sabia mais sobre vontade do que sobre o caminho a seguir.
Me formei em Psicologia em 2004, na primeira turma da @universidadefranciscana. Na mesma semana, dei início a minha especialização em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes na @unisinos e, desde então, sigo estudando e me entendendo como profissional.
Fiz mestrado, fiz doutorado. Fiz formação em Psicanálise. Escrevi artigos, blog, livros. Fui professora de graduação por muitos anos. E sempre atendi no consultório.
Para mim, a prática da escuta nunca ficou dissociada do precioso estudo teórico. Aprendi sobre meus pacientes. Aprendi sobre mim. Buscava uma Psicanálise mais flexível, mais ampla, mais leve. Busquei tudo isso em mim também.
E foi nesse andar que senti conforto nas minhas escolhas, e com isso, segurança para me posicionar, para escolher, para me enganar e para não saber.
Não saímos prontos da faculdade. Somos um bebê recém nascido, na verdade, com um mundo inteiro ao redor. Precisamos ser acolhidos, e simultaneamente, precisaremos acolher para fazer da nossa pele um lugar bom para se estar.